Parceiros

Veja como funcionará e como se inscrever no programa CNH Social em Barra de São Francisco

As inscrições vão de 01 a 30 de junho, desta vez o candidato terá que escolher apenas uma categoria. Agora pessoas que ganham menos de 2 salários mínimos também podem se inscrever no programa.

Imprimir
Compartilhar
Atualizado em 28 de maio de 2013
Tiago Quirino

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+558688_110808092451835_1126372785_n14O Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e do Programa Incluir, abriu 6 mil vagas para o Programa CNH Social que visa a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação gratuita. As inscrições poderão ser feitas no período de 01 a 30 de junho.

Das 6 mil carteiras disponibilizadas, 3 mil serão para a grande Vitória (Viana, Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha) e as outras 3 mil será divido entre os demais municípios.

Poderão se inscrever aqueles que estiverem comprovadamente desempregados há mais de um ano, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional e alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar ou que possuam renda familiar de até dois salários mínimos.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+Auto- Escola14

As vagas estão distribuídas em 30% para quem está retirando a primeira habilitação; 20% para adição de categorias A ou B e 50% para mudança de categoria D e E.

Em 2011, quando foi lançado o Programa CNH Social, foram disponibilizadas mil vagas, sendo 500 para a Grande Vitória e 500 para as demais regiões do Estado, e três mil vagas em 2012, sendo 1.500 oportunidades para a Grande Vitória e 1.500 para as demais regiões. Mais de 74 mil pessoas já se inscreveram no programa CNH Social, em busca da carteira de habilitação.

Em Barra de São Francisco entre a primeira e a segunda  fase do projeto, foram atendidos cerca de 18 pessoas, dessas pelo menos 3 não concluíram.

 A dificuldade maior é quanto a realização do exame psicotécnico e do exame de vista. Nenhuma das clínicas da cidade são credenciadas ao programa CNH  Social. Os exames são encaminhados para São Gabriel da Palha, São Mateus e Colatina.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+Oseias14Segundo Oseias,  proprietário de uma auto-escola localizada no bairro Irmãos Fernandes, em Barra de São Francisco, não dá pra saber ao certo qual o critério para a quantidade de carteiras distribuídas  para cada município do interior do estado.

Critérios de desempate:

Desempregados há mais de um ano:
– Maior tempo de desemprego
– Maior número de dependentes
– Candidatos com mais idade
– Menor renda familiar

Bolsa Família:
– Maior número de dependentes
– Candidatos com maior idade
– Menor renda familiar

Estudante da rede pública:
– Maior média escolar
– Menor número de repetência
– Frequência escolar (menor número de faltas)
– Candidatos com mais idade
– Maior quantidade de dependentes

Ex-presidiários:
– Maior tempo de desemprego, após a liberação do sistema penitenciário
– Maior número de dependentes
– Candidatos com maior idade
– Menor renda familiar

Trabalhadores com renda de até dois salários mínimos:
– Maior número de dependentes
– Candidatos com maior idade
– Menor renda familiar

Os candidatos interessados deverão acessar o site do programa CNH Social (www.cnhsocial.es.gov.br) ou o do Detran|ES (www.detran.es.gov.br), entre 01 e 30 de junho, onde irão preencher um formulário com seus dados. O sistema irá selecionar os inscritos que serão chamados para comprovar as informações fornecidas.

Durante o processo, caso o candidato fique reprovado na prova prática ou teórica, terá direito a fazer até três novas provas. Se o candidato se ausentar, reprovar após as três novas provas às quais têm direito, ou caso o processo expire, só poderá participar do programa após três anos.

 

Clique aqui e compartilhe com seus amigos do Facebook

Veja outras matérias sobre:

Todos os comentários são de responsabilidade do seu autor e não expressa a opinião do SiteBarra e nem do autor do texto. O SiteBarra é democrático, permitindo a todos expressar a sua opinião, mas não aprovaremos comentários que contenham palavras obscenas e/ou ofensas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>